quinta-feira, 26 de julho de 2012

Beto, EXCLUSIVO para o Aliança Esportiva!


Arte: Devison Machado
“Não tive sequência na seleção por não ter empresário”

“Eurico Miranda é um dirigente que cabe em qualquer clube do Brasil”

“sempre gostei de cerveja, mas cerveja não é cachaça”.

Beto, ex-jogador.


Essas são apenas algumas das declarações dadas pelo ex-meia Beto, com passagens por Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Seleção Brasileira, aos repórteres do Aliança Esportiva,  José Renato, Bruno Velasco e Thiago Cruz, em entrevista realizada em sua cobertura no bairro Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Foto: Bruno Velasco
Muito solicito e com grande simpatia, Beto não fugiu de nenhum tema durante o bate-papo. Na ampla sala de seu apartamento, decorada com camisas do Flamengo e da Seleção Brasileira, além de fotos da carreira, o ex-jogador, de 37 anos falou sobre sua passagem pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, Napoli da Itália e Seleção Brasileira. Destacou também sobre suas atuais atividades após a aposentadoria do futebol.

A conversa com Beto foi bem franca. Nem mesmo as polêmicas e  a fama de boêmio passaram batidas na entrevista. Beto explicou o surgimento do apelido “Beto Cachaça”, confirmou seu gosto pela noite, criticou a influência dos empresários no futebol, destacou sua amizade com o baixinho Romário,  aconselhou Jobson, jogador com trajetória de vida similar a sua e ainda elogiou o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda.

Beto também contou histórias curiosas que vivenciou nos bastidores,  relembrou seu começo no futebol em Cuiabá e também demonstrou preocupação em dar um bom exemplo a seu filho Pedro,  que deve seguir os passos do pai no futebol.

Não perca no próximo Domingo, 29 de Julho, Entrevista exclusiva com Beto. Contamos com a sua audiência. 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Curtas - Vasco como sempre...

Marcelo Sadio / www.vasco.com.br
O Vasco da Gama em sua última apresentação venceu o Atlético/GO e ainda contou com sorte de campeão. Caso não enha convencido sua torcida, certamente mosrou-se capaz de suportar pressão e jogar desfalcaldo mantendo certa qualidade que possui em seu elenco.

Tendo sido o adversário mais difícil do Corínthians na campanha invicta da Libertadores, os Cruzmaltinos são sérios e fortes candidatos ao título deste Brasileirão 2012 e junto com Botafogo e Fluminense tem elevado o futebol carioca ao posto que lhe é merecedor. Tendo o Vasco jogado como nunca, tem o Vasco ganhado como sempre. Um pouco de sorte não faz mal!


Bruno Velasco
Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva.

Curtas - Oswaldo disse precisar de atacane de área...


Foi noticiado em algun programas esportivos neste dia 18/07/2012 que o técnico Oswaldo teria dito que a vinda do Rafael Marques era para suprir uma necessidade de um homem de referência no ataque. Como assim? O Botafogo negociava com o atacante - a pedido do técnico alvinegro - mesmo quando Loco Abreu fazia parte do elenco. 

Por outro lado a torcida anda descontente com a possibilidade de Rafael Marques utilizara 13 de Loco Abreu. Tempestades desnecessárias, mas isso é Botafogo!

Bruno Velasco
Estudante de Jornalismo para o Aliança Espotiva.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Colunista Convidado - Uma torcida apaixonada!

Torcida Império Azul / SGEC - Foto: Bruno Velasco
Gostaríamos de agradecer esta oportunidade e parabenizar o programa aliança esportiva por estarem juntos com os torcedores gonçalenses. 

Vamos aqui contar um pouco da trajetória da torcida Império Azul na Série C do Campeonato Carioca. Foram 5 meses de muito apoio, amor e carinho com o São Gonçalo Esporte Clube. O nosso Município estava precisando de um time de futebol para dar alegria a toda essa população apaixonada. 

Foram 5 meses de muita alegria ao lado do time e, em todo momento, jogamos ao lado do São Gonçalo e procuramos sempre apoiar. A torcida Império Azul foi a primeira torcida fundada. E esteve ao lado do São Gonçalo Esporte Clube, desde os jogos em que mandavámos na ilha do governador (enquanto nosso campo não estava pronto) até os jogos no Mauá.

Contamos hoje com 800 torcedores cadastrados, e procuramos sempre orientar nossos torcedores no sentido de apoiar, cantar os 90 minutos e jogar ao lado da torcida. Nosso lema é humildade, amor e vibração. Foi assim que conquistamos nosso espaço no coração dos torcedores, jogadores e da comissão tecnica do São Gonçalo Esporte Clube.

No início não imaginaríamos que esse caso de amor seria tão perfeito. Torcemos para o São Gonçalo Esporte Clube como se fosse o nosso primeiro time de coração. A experiência foi maravilhosa e o fato mais marcante nessa caminhada foi quando a torcida Império Azul foi até o treinamento do nosso time, no campo do Mauá, apoiar os jogadores no jogo decisivo contra o Magaratibense. 

Ao final deste jogo mesmo com a desclassificação, a torcida gonçalense invadiu o campo para apoiar todos os jogadores. Foi emocionante para todos os jogadores e torcedores que caíram em lágrimas com essa atitude. 

O sonho não acabou, foi adiado para o ano que vem. Sabemos que já é uma realidade e a torcida Império Azul vai estar sempre ao lado do São Gonçalo Esporte Clube.

Atenciosamente,

Diretoria da Torcida Império Azul
Colunista Convidado para o Aliança Esportiva. 

domingo, 8 de julho de 2012

Colunista Convidado - Excelência também nos bastidores!


A arbitragem carioca vem recebendo elogios de todos os cantos do Brasil e um dos fatores que tem contribuído muito para o sucesso dos profissionais cariocas é o trabalho do Massoterapeuta Fábio Souza!

O Rio de Janeiro vem crescendo a cada dia mais no que diz respeito à qualidade de sua arbitragem e este crescimento passa pelos aspectos: emocional, técnico e físico! É visível que o trabalho feito pela Comissão de Ensino do RJ, com toda a sua estrutura e apoio aos árbitros cariocas é um dos pilares deste crescimento, mas não podemos deixar de destacar uma pessoa que tem trabalhado e muito nos bastidores para que a evolução ocorra e também seja mantido o bom nível através dos anos!

O Massoterapeuta Fábio Souza, conhecido por todo o quadro de arbitragem do Rio e Brasil a fora, vem fazendo um trabalho de dar inveja aos estados vizinhos e com pioneirismo vem cuidando de todos com muito carinho e profissionalismo...

Nascido na Bahia, Fabinho chegou ao Rio com sua mãe no ano de 1989 e em 2007, estimulado pelos árbitros João Batista de Arruda e Tevaldo, iniciou o seu trabalho como massoterapeuta nos treinos realizados no Estádio Célio de Barros e logo foi chamado para atuar nos jogos do Engenhão e São Januário, trabalhando assim nas principais competições disputadas no país e também durante a pré-temporada realizada pelos árbitros, no início de cada ano, a convite da COAF-RJ.

Amante da arbitragem, chegou a fazer curso de árbitros em 2004, com Edílson Soares da Silva (o popularmente conhecido como Michael Jackson) em Niterói, mas preferiu seguir nos bastidores a chamar para si os holofotes e assim está sendo há 5 anos!

O Fabinho não diferencia o árbitro pelo escudo em seu peito, aliás ele também cuida de muitos alunos que iniciam na EAFERJ e treinam no Célio de Barros, mas hoje é capaz de afirmar que o árbitro que ele mais massageou é: nada mais, nada menos, que Carlos Eugênio Simon, curiosamente, ex árbitro de fora do Rio de Janeiro.

Amante das belas praias cariocas, Fábio Souza gosta de axé e pagode, curte uma comidinha caseira, de preferência a da sua mãe e diz ser esta a melhor que já experimentou até hoje...  Gosta muito de treinar também e trabalha duro para manter o bom preparo físico, muitas das vezes é visto correndo com os árbitros nas pistas do Célio de Barros, onde atua também como motivador para os mais jovens ou experientes árbitros que precisam passar nos rigorosos testes físicos.

Massoterapeuta, amigo motivador e também fotógrafo! Isso mesmo, Fabinho nos revela que um dos pedidos mais feitos pelos árbitros é que registre o momento de cada um antes dos jogos, na tradicional pose com os outros membros da arbitragem e capitães das equipes.

Muito querido e respeitado por todos, Fabinho vem demonstrando muita competência e profissionalismo naquilo que se propõe a fazer, por isso recebe elogios vindos de todos os cantos do Brasil e inclusive, árbitros de outros centros, como PR e SP citam o quanto seria importante se tivessem um profissional como o baiano em seus estados...

Dentre os principais objetivos das massagens nos árbitros, podemos destacar:

1.      Melhorias significativas na amplitude de movimento/potência;
2.      Diminuir a tensão muscular generalizada;
3.      Aumentar a resposta de hipermia nos músculos a serem utilizados;
4.      Reduzir os riscos de rigidez muscular tardia;
5.      Aumento do Metabolismo para recolocar o défict de O2;
6.      Etc...

Portanto, percebemos o quanto é importante o trabalho realizado no Rio de Janeiro e torcemos para que os outros estados consigam dar este salto de qualidade, pois todos tendem a ganhar: os árbitros, as comissões, as federações, as equipes e também os torcedores, afinal é mais uma condição dada para que os profissionais estejam aptos a exercer a sua missão em cada partida arbitrada.


Giselle Dutra
Colunista Convidada, de Voz do Apito, para o Aliança Esportiva.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Campeão sem contestação

Pode não ter sido a volta do futebol mágico, mas foi a volta do "futebol coletivo e aguerrido, sem ser feio" que a Seleção Brasileira esqueceu em 2002. No Brasil, exceto Tite, apenas os técnicos Cuca e Dorival tem conseguido organizar seus plantéis de forma semelhante.

Aos quatro dias de julho de 2012, mais 90 minutos de um jogo monumental. Corinthians x Boca, desta vez no Pacaembu mas com toda mesma magia de um palco decisivo. Os alvinegros paulistanos entraram em campo com um espírito guerreiro exaltado e comedido. Em muitos momentos da partida, não foi possível perceber que eram realmente os argentinos.

Com toda catimba e provocações, o Boca Jrs. veio para o anti-jogo. Com deslealdade em alguns lances, com certo descuido por parte do juiz, o Boca "cozinhava" a partida de modo inervar os donos da casa. Apesar de tudo, a tranquilidade se manteve do lado Corinthiano e os ágeis Emerson Sheik e Jorge Henrique dariam ainda muito trabalho para a defesa argentina.

O primeiro tempo chegou ao fim com um entalado 0x0, nesta altura, o Boca Jrs vinha conseguindo o que parecia estar querendo. Mas no início de um segundo tempo mágico, após uma má cobrança de falta, dois grandes personagens neste time operário do Corinthians apareceram. Jorge Henrique, se antecipou aos grandalhões argentinos e de cabeça alça de volta a bola para a área.

Eis que começava um belo lance de genialidade. Danilo, de costas, de meia chaleira-calcanhar, com uma jogada típica de futsal, quiçá futebol de areia, encontrou Emerson livre na área. Este dominou na mesma barriga - já imortalizada pelo Renato Gaúcho em um FLAxFLU - e permitiu que 40 mil torcedores, ali presentes, pudessem explodir num primeiro ato de alegria. Foi uma pintura, um lance para guardar na memória: Corinthians 1x0 Boca Jrs.

Com isso, o Boca foi obrigado a sair da zona de conforto e atacar, assim, espaços surgiram e permitiram que o Corithinas pudesse mostrar o melhor do seu futebol: defendendo com tática, com nervos e com raça. Atacando com maestria. Nem mesmo as provocações contantes ao Sheik foram capazes de mudar a história do jogo.

Num lance de pressão na saída de bola, mais uma vez o Sheik mostrou sua garra. Surpreendeu, arrancou com velocidade ímpar, desmontou o que restava de defesa portenha e marcou mais uma vez. Já não haveria mais tempo hábil para o Boca remontar seus cacos e conseguir ao menos dois gols, esperando por uma improvável prorrogação. Os argentinos sentiram o golpe e entregaram de pé a partida.

Ao fim, foi só comemorar a vitória, não o jogo mais difícil. Há quem diga que este foi diante do Vasco. Mas, de certo, o que mais importa foi o resultado e a certeza de que esta conquista começou em 2011 diante do Tolima quando a Diretoria, elenco e torcida entenderam o projeto e acolheram enfim a vitória.

Parabéns Corinthians, real e merecido Campeão da Libertadores 2012.


Bruno Velasco
Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva






quarta-feira, 4 de julho de 2012

Projeto COLUNISTA CONVIDADO



O Aliança Esportiva completou, no último dia 03 de julho, 1 Ano no Ar. E como parte das ações comemorativas, estamos lançando o COLUNISTA CONVIDADO

Neste espaço novo, você poderá enviar sua MATÉRIA e/ou RESENHA e as que forem selecionadas serão publicadas em nosso Blog Oficial:


Para enviar conteúdo: a-esportiva@bol.com.br , no campo ASSUNTO, por favor informar COLUNISTA CONVIDADO.

Observação: é importante lembrar que o conteúdo selecionado não configura vínculo empregatício, bem como não é passivo de remuneração por parte do Aliança Esportiva. Configura apenas um canal livre de divulgação de conteúdo autoral dos participantes que por livre e espontânea vontade se dispuseram a participar cientes das condições aqui apresentadas.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Raio-X da partida decisiva

O São Gonçalo EC embora tenha tentado, ficou a apenas um gol da tão sonhada classificação numa tão esperada combinação de resultados.

Por: 
Marildo Mendes 
Bruno Velasco

Torcida do SGEC - Foto Bruno Velasco.
5min - Tão logo a partida tenha começada, era nítido a tensão em campo e nos bancos de reserva. O jogo começou truncado demais.

8min - SGEC no ataque: boa jogada de Tarcísio com Eduardo que resultou em escanteio. Após a cobrança o lance foi parado devido a uma falta de ataque.

10 min - Gabriel SGEC tenta cruzar e quase supreende o goleiro.

15min - Enfim o Grêmio Mangaratibense vai ao ataque e consegue dois escanteios seguidos, mas Nunes (goleiro) salva o time de São Gonçalo.

21min - Em jogada polêmica, atacante do São Gonçalo EC cai na área mas juiz manda seguir. Torcida fica na bronca.

26min - SGEC: em ótima jogada de Tarcísio, pela esquerda, Edu cabeceia com perigo mas a bola caprichosamente sai rente à trave.

28min - A pressão aumenta e Renan SGEC chuta de fora da área e o gol mais uma vez não sai.

Primeiro gol da partida - Gean. Foto: Bruno Velasco.
30min - O nervosismo parece tomar conta do SGEC que não consegue concretizar as chances que se apresentam. Muitas bolas são rebatidas na zaga e cruzamentos mal feitos. Chances claras são desperdiçadas como no lance em que Edu SGEC, cara a cara com o goleiro, isolou a bola.

31min - O Grêmio Mangaratibense perde o camisa 6 Magno expulso por falta dura em Edu SGEC.

44min - Juiz sinaliza mais dois minutos de acréscimo. Gêmio Mangaratibense tem ótima oportunidade em falta na entrada da área mas cobra longe do gol.

46min - SGEC: após escanteio cobrado por Renan, Gean escora para o fundo do gol. São Gonçalo EC 1x0. Fim do primeiro tempo.  

===

Intervalo de jogo:

Substituições - 

• SGEC: sai Marco Brito (ex-Fluminense) e entra Paulo.
• GM: saiZezinho e entra Edmar.

===

INÍCIO DO SEGUNDO TEMPO

9min - SGEC: a pressão continua mas o time segue se precipitando nas conclusões.

10min - SGEC: em jogada rápida, Paulo quase amplia o placar.

11min - O SGEC faz duas alterações para tentar liquidar a partida. Sai Renan e entra Guilherme. Sai Deo e entra Acioli.

Segundo gol da partida - Paulo. Foto: Bruno Velasco.
13min - SGEC: Vítor passa por dois mas goleiro se antecipa bem e corta a jogada.

18min - O GM volta a atacar mas o goleiro Nunes, bem posicionado, fez bela defesa.

19min - Outro lance polêmico. Acioli deixa Edu livre para marcar, mas o auxliar marca impedimento. Gol anulado.

20min - Enfim saiu o segundo gol do SGEC. Após cruzamento, Paulo marca de carrinho ao se antecipar à defesa. SGEC 2x0.

30min - Jogo vira ataque contra defesa, mas o bom futebol desaparece: truncado demais e com muitas faltas.

38min - Chances incríveis desperdiçadas por Edu SGEC (Ex-Botafogo, juniores). Após entrar livre e acertar a trave, dribla o goleiro mas bate em cima da zaga. Segue SGEC 2x0.

39min - Edu SGEC novamente perde chance clara de liquidar o placar, mas escora para fora. Goleiro do GM batido no lance apenas observa a bola rolar para fora.

40min - Jogadores tomam conhecimento do placar em Três Rios que elimina o SGEC. Ainda em campo o atacente Eduardo chora. Muita emoção no banco de reservas.

Jogadores choram a eliminação. Foto: Bruno Velasco.
48min - Edu perde mais uma chance clara de gol. Notícia da eliminação atrapalha o rendimento dos atletas que pedem o fim do jogo. Fim de jogo.

Após eliminação, Roberto Brum (técnico interino) parabeniza a equipe pelo trabalho realizado. Torcida chama o time de TIME DE GUERREIROS. 


O Presidente do São Gonçalo EC se reúne com o elenco no gramado e diz que o projeto segue firme para 2013.

===



Ficha Técnica de São Gonçalo 2 x 0 Grêmio Mangaratibense 
Estadual Série C, 6ª rodada do Grupo J – 01/07/2012. 

Clube Mauá (São Gonçalo-RJ)
Árbitro: Daniel Victor Costa Silva
Assistentes: Daniel Oliveira Alves e Thiago Henrique Farinha

São Gonçalo: Nunez; Gabriel, Felipe, Déo (Accioli) e Tarcísio; Gean, Ramon, Vitor Torres e Renan (Guilherme); Edu e Marco Brito (Paulo). Técnico: Roberto Brum.

Grêmio Mangaratibense: Lenon; Zezinho (Edmar), Vinícius (Marcos), Jefinho e Magno; Diego, Igor, Herminho (Cristian) e Júlio; João e Acosta. Técnico: Hugo Sales.

Gols: Gean 46′/1ºT (1-0); Paulo 20′/2ºT (2-0)

Cartões amarelos: Felipe e Guilherme (SGEC); Igor e Acosta (GM)
Cartão vermelho: Magno (GM)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Festa com sabor amargo

São Gonçalo EC vence mas é eliminado diante de sua torcida.

Gean marca 1x0 para o SGEC - Foto: Bruno Velasco .
O São Gonçalo EC, neste domingo 01 de julho,  encarou em seus domínios o Grêmio Mangaratibense. A partida foi amplamente dominada pelos dono da casa, tendo os visitantes oferecido considerável resistência mas com raros lances de perigo ao gol de Nunes [SGEC]. Após a parada técnica, o SGEC voltou mais organizado e passou a criar lances de maior perigo, chegando a perder duas ótimas oportunidades dentro da pequena área. A pressão aumentou quando o camisa 6 da equipe visitante, o lateral Magno, foi expulso por ter cometido falta violenta na intermediária de defesa.

De tanto insistir, a recompensa veio. Aos 41 minutos, após belíssima defesa do goleiro do Grêmio, em cobrança de escanteio Gean SGEC subiu mais que todos e abriu o placar para delírio da torcida que lotava o estádio. 


Como dependia de uma combinação de resultados, o tento ainda não garantia a equipe Gonçalense que torcia por tropeço do América – Três Rios que não poderia vencer e ainda obrigava o São Gonçalo EC a vencer por dois gols de diferença.

Paulo marca o 2º gol do SGEC - Foto: Bruno Velasco .
Na segunda etapa, inflamados pelo gol do Vila Rio – que naquela altura precisava de apenas mais um gol para empatar a partida diante do América/TR – o SGEC criou boas oportunidades, chegando a ter um gol anulado por impedimento. 


Aos 20 minutos, mais uma vez a torcida soltou o grito de gol. Desta vez, Paulo SGEC se antecipou à marcação e de carrinho deixou o goleiro e o zagueiro batidos no chão, marcando 2x0 para os donos da casa.

O SGEC ainda criou várias oportunidades, mas desperdiçou todas. O dever de casa estava feito, bastava esperar os minutos finais e torcer pelo Vila Rio. Contudo, o resultado em Três Rios foi advserso para as pretensões Gonçalenses. Ao final, mesmo eliminado, o elenco recebeu o apoio – não só da comissão técnica e diretoria – mas também da torcida que invadiu o gramado e comemorou junto ao time a entrega e dedicação de todos.

Reunido em círculo com a equipe no meio do gramado, o presidente Rafael agradeceu a todos e disse que o projeto continua e que em 2013 o São Gonçalo EC voltará ainda mais forte.


Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva