sábado, 30 de junho de 2012

Menos Euforia...


Torcida alvinegra entre a euforia e a tristeza de perder peças importantes do elenco.

Sábado, 30 de junho. A torcida do Botafogo ganhou um presente que chegou em meio a uma tempestade desnecessária.

Após um início de Brasileiro arrasador, o ambiente ficou turbulento quando o técnico Oswaldo de Oliveira promoveu alterações "táticas" e barrou Maicossuel e Loco Abreu, ídolos do time. O time não conseguiu engrenar e perdeu 3 partidas, sem conseguir repetir o bom futebol.

Em meio a tudo, Maicossuel e Herrera se desligaram do clube - um por não ter mais espaço e por ter sido liberado pela diretoria. O argentino por ser destaque e pela raça de sempre.

Seedorf chega a um Botafogo retalhado, longe de ser o time ideal e de ter elenco vencedor.


Bruno Velasco
Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva

terça-feira, 26 de junho de 2012

Leo Mello não é mais o treinador do São Gonçalo E.C.


Treinador não resistiu a má campanha na terceira fase da Série C do Carioca
 
Por José Renato Velasco

Treinador não resistiu aos insucessos
O São Gonçalo Esporte Clube demitiu na manhã de ontem o treinador Leonardo Mello. Os sucessivos tropeços na terceira fase da Série C do Carioca e a remotíssima chance de classificação para as semifinais foram os principais motivos que derrubaram o comandante. A decisão da diretoria foi tomada após a derrota por 2 x 1 para o América-TR e faltando apenas uma partida para equipe encerrar sua participação nesta fase da competição, diante do Grêmio Mangaratibense, domingo, às 15h, no Mauá. O jogo é decisivo e, além de precisar da vitória, deve torcer por um tropeço do América-TR, que enfrenta o Villa Rio, no Tiezão. Roberto Brum, sem condições de jogo em decorrência de lesão, deverá dirigir a equipe no confronto derradeiro para as pretensões do São Gonçalo E.C.

A equipe do Aliança Esportiva conversou com o treinador Leo Mello, que, visivelmente abatido, comentou o ocorrido:

Técnico Leo Mello teve desempenho de 78,94%
- Infelizmente, treinador vive de resultados. Nos últimos jogos, não conseguimos concretizar em gols as chances que tivemos. A sensação que tenho é a de que a trave dos adversários tenha até diminuído de tamanho, tamanha a dificuldade encontrada pela equipe em balançar as redes. Faltou melhor sorte. Os jogadores se portaram bem nestas partidas, fomos audaciosos, mas, infelizmente, não conseguimos obter os resultados que nos interessavam.

Além disso, o treinador não referiu qualquer mágoa, agradeceu a oportunidade e disse que estará na torcida por vitória da equipe na última rodada:

- Estou muito tranquilo, procurei fazer o meu trabalho da melhor maneira. O momento difícil que o grupo vive na competição pesou, mas respeito a decisão da diretoria. Foram corretos comigo e me agradeceram pela dedicação. Vou estar na torcida pelo resultado positivo no próximo domingo. 

Momento de despedida e de muita emoção. Assim foi caracterizado o encontro desta manhã com o grupo.

- Estive com o elenco e pude fazer algumas considerações finais. Bons valores, pessoas de qualidade. Estavam fechados comigo e foi muito difícil ter que me despedir. Guardo um carinho muito grande por cada jogador, levarei comigo. Deixei como mensagem que, se pudesse fazer um pedido a um gênio, certamente solicitaria uma boa vitória e a classificação para as semifinais. Ganhem por mim – sentenciou o ex-treinador gonçalense. 

Sobre o volante Roberto Brum, seu substituto, Leo Mello declarou que o mesmo é competente e que elenco estará em boas mãos:

- Almocei com o Roberto Brum hoje e pude passar algumas informações para ele. É um cara experiente e certamente contribuirá. Assumirá a função interinamente, enquanto se recupera de lesão. Vamos torcer para que dê tudo certo. 

Roberto Brum, “novo comandante” do São Gonçalo E. C., também conversou com o Aliança Esportiva e elogiou o trabalho do treinador Leo Mello:

- O Leo Mello era como um pai para os mais jovens e, para mim, um irmão mais velho. Há uma tristeza pelo ocorrido, sabemos que ele é um valor aqui do município e teve participação direta na montagem e boa campanha do time. Vou apenas dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido. Vou tentar aproveitar um pouco da minha experiência e colaborar. Lógico que não tenho a mesma bagagem dele, mas me empenharei – declarou. 

Roberto Brum assume interinamente a equipe.
Segundo Brum, a saída de Leo é apenas um até logo.

- Despedida nunca, é um até breve. A diretoria achou necessária essa mudança na comissão técnica. Mas, o Leo é muito querido por todos e certamente retornará um dia. Vamos em busca desse título para homenageá-lo.

Leo Mello dirigiu o São Gonçalo Esporte Clube em 19 partidas, alcançando uma marca expressiva de quinze vitórias, um empate e quatro derrotas, sendo três delas na atual fase da competição. O seu desempenho foi de 78,94%. Há possibilidade de, num futuro próximo, Leo Mello assumir cargo na direção do clube.

domingo, 24 de junho de 2012

Europa ou Brasil: eis a questão...

O Programa Aliança Esportiva de hoje traz um rico debate sobre o astro Neymar

Por Thiago Cruz

Indiscutivelmente, Neymar é o melhor jogador brasileiro da atualidade, mas suas atuações abaixo do esperado nos últimos duelos do Santos na Libertadores e nos amistosos da seleção, deixaram um ponto de interrogação na torcida da brasileira: ele está preparado para ser o “cara” da seleção em 2014?
Neymar tem apenas 20 anos e parte da mídia tende a coloca-lo no mesmo patamar de Messi e Cristiano Ronaldo, mas Neymar ainda apresenta deficiências que o colocam bem abaixo deles. A principal delas é a dificuldade de fugir de uma marcação ao estilo Europeu, formada com duas linhas de quatro, como fizeram Velez e Corinthians.

O Aliança Esportiva deste Domingo vai debater o seguinte tema: “Neymar precisa ir jogar num clube europeu para se desenvolver como Jogador?” Analisaremos até que ponto o nível técnico baixo dos zagueiro brasileiros, as arbitragens que apitam qualquer falta e os sistemas táticos frouxos dos adversários atrapalham sua evolução e também os possíveis  ônus de uma transferência,  como o risco de traçar um caminho similar ao de Robinho ou amargar o banco de reservas.

Participe conosco! Deixe seu comentário sobre o assunto. O Programa Aliança Esportiva vai ao ar a partir das 19h deste domingo, pelo site www.radioaliancafm.com.br (abrir pelo INTERNET EXPLORER). Contamos com sua participação!
 

sábado, 23 de junho de 2012

Em jogo decisivo, São Gonçalo E.C. visita o América-TR com a obrigação da vitória.


Equipe gonçalense precisa derrotar o América-TR para permanecer com chances de acesso à Série B do Carioca.

Por José Renato Velasco

Equipe tem jogo decisivo diante do América-TR
A partida entre América-TR e São Gonçalo E.C., neste domingo, às 15h, no estádio Tiezão – Três Rios, tem contornos decisivos para as pretensões da equipe gonçalense na competição. Precisando da vitória para manter-se vivo no Grupo J e não depender de outros resultados, o treinador Leo Mello preparou novidades para surpreender o adversário. 

A primeira delas está na lateral-direita. Gabriel treinou entre os titulares durante a semana e tem chances de assumir o lugar Gegê, substituído ao final da primeira etapa do último domingo, diante do Villa Rio. Segundo o Aliança Esportiva pôde apurar, a entrada do Gabriel é uma opção tática do treinador, tendo vista aproveitar as características defensivas do atleta para dar mais liberdade aos meias Vitor, Renan e Guilherme, além  de permitir que o lateral-esquerdo, Tarcísio, avance mais.

A grande surpresa da escalação poderá ficar por conta da entrada do goleiro Nunes na vaga do veterano e experiente Silvio Luiz. É bem provável que o goleiro suplente esteja entre os titulares, uma vez que Silvio Luiz vem de atuações inseguras, tendo falhado nas duas últimas partidas, diante de Grêmio Mangaratibense e Villa Rio.  

Treinador Leo Mello preparou novidades para a partida.
Outra novidade, esta devido a ausência de Roberto Brum, lesionado, é a permanência de Gean na posição de primeiro volante. O atleta tem cumprido bem suas funções e protegido a zaga com eficiência, sendo um verdadeiro cão de guarda. 

Desta forma, a provável equipe que enfrenta o América-TR, em Três Rios, é: Nunes (Silvio Luiz); Gabriel (Gegê), Felipe, Diego e Tarcísio; Gean, Vitor, Renan e Guilherme; Marcos Vinicius. 

O São Gonçalo E.C. tem quatro 4 pontos e ocupa a terceira posição do Grupo J, dois pontos atrás do Grêmio Mangaratibense, equipe que se encontra na zona de classificação. A vitória do São Gonçalo E.C., somada a uma derrota do Grêmio Mangaratibense para o Villa Rio, que joga em casa, poderá encaminhar a classificação para a próxima fase. Caso os resultados esperados aconteçam, a decisão ficará para o próximo domingo, às 15h, diante do Grêmio Mangaratibense, no Clube Esportivo Mauá.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Xodó da torcida do São Gonçalo Esporte Clube conversa com o Aliança Esportiva


Atacante Eduardo, em entrevista exclusiva, contou detalhes de sua trajetória.

Por José Renato Velasco
Eduardo comemora primeiro gol como profissional.

É comum que alguns jogadores gozem da simpatia de suas torcidas, surjam como xodós sempre requisitados a auxiliar o time de coração. Com o São Gonçalo Esporte Clube não foi diferente. No último domingo, em jogo válido pela terceira fase da Série C do Carioca, a equipe gonçalense encontrava dificuldades para superar o forte time do Villa Rio. Eis que a torcida grita, em coro, o nome de Eduardo, atleta suplente do treinador Leo Mello. O mesmo entrou com disposição, foi participativo e auxiliou o time a alcançar o empate, procurando fazer valer a confiança depositada pelos torcedores.
A equipe do Aliança Esportiva conversou com o jogador, com o objetivo de apresentá-lo aos gonçalenses. Eduardo tem 19 anos e já teve passagens pelas categorias de base do Vasco da Gama, Botafogo, Artsul e Portuguesa-SP. Confira abaixo o bate-papo que rolou com o atleta.
PASSADO ARTILHEIRO
Em 2004, quando atuava no pré-mirim do Vasco da Gama, fui artilheiro do time em torneio promovido pelo Jornal dos Sports, tendo feito sete gols em seis jogos. Na final contra o Fluminense (vitória vascaína por 3 x 2), marquei dois gols e foi muito importante. Em outra competição disputada pelo Vasco, desta vez no Espírito Santo, marquei dez gols em sete jogos.
EMOÇÃO DO PRIMEIRO GOL COMO PROFISSIONAL
O primeiro gol profissional foi marcado pelo São Gonçalo Esporte clube, em jogo válido pela segunda fase da Série C, contra o São Gonçalo Futebol Clube. O gol foi no finalzinho da partida e muito importante. O Guilherme cruzou a bola e marquei de cabeça. Foi emocionante, dediquei ao meu pai, que estava na arquibancada do estádio.
GUILHERME (camisa 10 do SGEC) – ‘O IRMÃO’
O Guilherme é meu irmão ali no clube. Moramos próximos, temos uma amizade bacana e procuramos sempre estar juntos. Admiro muito o trabalho dele.
NOME GRITADO PELA TORCIDA
Foi muito emocionante, principalmente por ter sido dentro de casa, com meus amigos e parentes presentes no estádio. Fui entrevistado no momento em que entraria em campo e estava com a voz muito embargada, nitidamente emocionado.
LESÃO COMPLICADA (O jogador rompeu o músculo femural em partida contra o Queimados, válido pela segunda fase da Série C).
Complicado demais. É chato ficar fora do time por lesão, sentia que meus companheiros precisavam de mim. Era uma fase muito importante do campeonato.
FASE DIFÍCIL NA COMPETIÇÃO (O SGEC precisa de duas vitórias em dois jogos para se classificar).
Eduardo Nascimento em ação pelo SGEC. Foto: Divulgação
Nós vamos nos classificar. Buscaremos os três pontos importantes contra o América-TR, fora de casa. Depois, é decidir dentro do Mauá e preparar uma bela apresentação diante de nossa torcida. Contamos com nossos torcedores fazendo uma grande festa no jogo decisivo, como já é de costume. O treinador Leo disse que está tudo em nossas mãos e que só dependemos de nossas forças para obter êxito. Ele confia no grupo.
PAI
Sempre me apoiou e incentivou nos momentos de dificuldades.  Nunca me deixou desistir e dá toda assistência fora de campo. Ele é tudo na minha vida. Meu primeiro gol como profissional foi em sua homenagem. 

TAÇA SÃO PAULO DE JUNIORES DISPUTADA PELA PORTUGUESA (2012)

Joguei apenas dois jogos, sendo um deles sem estar em plenas condições, devido a um incômodo. 

Chegada ao SGEC.

Cheguei ao SGEC por indicação do técnico Leo Mello e do Jackson, seu auxiliar. Em meu primeiro dia, fiz um treino e marquei logo dois gols. Assim, acertei tudo com a diretoria e estou muito feliz em defender esta equipe.

TÍTULOS

Fui campeão da Taça Jornal dos Sports em 2004 e conquistei dois títulos em torneios disputados no Espírito Santo, atuando pelo Vasco da Gama. Pelo Botafogo, conquistei a Taça Guanabara de juniores em 2011. Agora busco meu quinto título, o primeiro como profissional.

PARTIDA NO MARACANÃ.

Foi uma premiação por ter faturado o Torneio Jornal dos Sports (2004), tinha 11 anos de idade. Era uma preliminar de Vasco x Flamengo, partida vencida pela equipe cruzmaltina. Engraçado é que o gol do Vasco foi marcado por Marco Brito, meu atual companheiro no São Gonçalo Esporte Clube.

RECADO PARA A TORCIDA GONÇALENSE

Estou muito feliz em defender a camisa do SGEC e vou trazer muitas alegrias para esta cidade. Farei de tudo para ajudar na classificação do time para a Série B do Carioca.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

São Gonçalo Esporte Clube empata com Villa Rio e se complica na Série C do Carioca


Equipe gonçalense dominou as ações do jogo, mas não conseguiu o resultado positivo.

Por José Renato Velasco

Torcida gonçalense mais uma vez apoiou o time
Vencer ou vencer. Com a necessidade da vitória para melhorar sua situação no Grupo J da Série C do Carioca, o São Gonçalo Esporte Clube entrou em campo sem poder pensar em outro resultado. Porém, a boa equipe do Villa Rio nada tinha a ver com a história e dificultou as pretensões dos gonçalenses, conseguindo um valioso empate de 1 x 1. Fabiano abriu o placar para o Villa Rio e Marcos Vinícius empatou para o SGEC, já no final da segunda etapa. Agora o time ocupa a terceira colocação do grupo com 4 pontos e tem a obrigação de vencer seus dois próximos compromissos para conseguir a classificação.
 O técnico Leo Mello não pode contar com o meia Vitor Torres, destaque da partida contra o América-TR, nem com o zagueiro Felipe, expulsos no duelo da última quinta-feira contra o Grêmio Mangaratibense. Em seus lugares, entraram Roberto Brum, retornando de lesão, e o zagueiro Deo. A tarefa não seria fácil, levando-se em consideração que a equipe da Zona Oeste vinha de três vitórias seguidas e apresentando um futebol de qualidade nesta fase da competição.
O jogo começou truncado e com a equipe de São Gonçalo tentando o gol desde os primeiros minutos. Aos 7 minutos, em jogada ensaiada, a bola sobrou para o zagueiro Deo dentro da área, que chutou para boa defesa do goleiro Lucas. O SGEC dominava as ações, Roberto Brum regia o time e se apresentava com constância ao ataque. Tanto é que, aos 23 minutos, em jogada trabalhada, Tarcísio chegou a linha de fundo, cruzou, a bola passou por Marcos Vinícius, mas não por Roberto Brum, que chutou de primeira e levou grande perigo a meta do goleiro do Villa Rio.
O que os gonçalenses não esperavam era o fato de Roberto Brum, grande destaque do jogo, sentir uma lesão no tornozelo e sair de campo precocemente, aos 33 minutos. Prata entrou em seu lugar e tentou manter o mesmo ímpeto do titular, mas o bom desempenho do SGEC acabou sofrendo um decréscimo. No entanto, não faltou disposição aos atletas. Aos 40 minutos, em falta pelo lado direito de ataque, Tarcísio cobrou direto para o gol e obrigou o jovem goleiro Lucas a fazer boa defesa e espalmar para escanteio. Um minuto depois, em boa troca de passes entre Tarcísio e Prata, este último fez um bom cruzamento para Marco Brito, que pegou lascado e desperdiçou uma grande chance.  Fim de primeiro tempo, amplo domínio do time da casa.
Como se já não bastassem os desfalques, os gonçalenses voltaram para a segunda etapa com mais uma baixa. Gegê, lateral-direito muito acionado na primeira etapa, sentiu uma indisposição e foi substituído por Gabriel. Algumas informações dão conta de que o jogador já não vinha bem desde a madrugada de domingo, mas houve uma melhora e o mesmo atuou na primeira etapa. Demonstrando prudência, o técnico Leo Melo optou pela alteração e apostou no reserva imediato.
O segundo tempo começou e, logo aos 3 minutos, Fabiano recebeu em profundidade e desperdiçou uma boa chance para a equipe do Villa Rio. A torcida percebia que o momento não era bom para o SGEC e entoou um coro solicitando a entrada do atacante Eduardo.  Houve a resposta da equipe do treinador Leo Mello às investidas do Villa Rio. Aos 15 minutos, Tarcísio efetuou um cruzamento, a zaga rebateu e Guilherme chutou de fora da área, tendo o goleiro Lucas efetuado uma excepcional defesa.
Percebendo que o Villa Rio cadenciava o jogo e aproveitava-se do nervosismo do SGEC para dominar as ações, o técnico Leo atendeu aos pedidos dos torcedores e lançou Eduardo no lugar de Marco Brito. Aos 25 minutos, veio o balde de água fria. Após cobrança de escanteio do Villa Rio, Silvio Luiz saiu mal do gol e a bola sobrou para Fabiano, que não desperdiçou e abriu o placar para os visitantes.
A torcida, embora tenha demonstrado sinais de impaciência, apoiou o time no momento adverso. Os jogadores gonçalenses se lançaram ao ataque em busca do empate, ainda que de maneira desorganizada. Aos 29 minutos, após ótimo lançamento de Guilherme, Eduardo recebeu livre na área, bateu cruzado, mas ninguém chegou para concluir em gol. Quase! O abafa continuou e, aos 35 minutos, o goleiro Lucas foi obrigado a fazer duas grandes defesas, consolidando-se como um dos principais jogadores da partida.
Marcos Vinícius, autor do gol gonçalense
Os últimos cinco minutos de jogo reservaram um alento para o SGEC. Aos 41 minutos, Guilherme chutou de longe, o goleiro Lucas não segurou, Eduardo tentou concluir, mas foi Marcos Vinícius quem aproveitou e estufou as redes. Tudo igual no estádio do Mauá. Houve uma blitz gonçalense nos acréscimos, mas que não foi capaz de alterar o marcador.
Com o resultado, o Villa Rio lidera a chave com 10 pontos, seguido de Grêmio Mangaratibense com 6, São Gonçalo Esporte Clube com 4 e, na lanterna do grupo J, o América-TR com 3.  O SGEC volta a campo no próximo domingo, dia 24, contra o América-TR. Partida decisiva e obrigação de vitória para manter acesa a chama do acesso à Série B do Campeonato Carioca.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Polêmica durante recesso reacende crise.


Patrícia Amorim que havia declarado “guerra” ao ex-camisa 10 da Gávea tem procurado se ausentar da mídia.

Nem mesmo a pausa no Campeonato Brasileiro, por conta dos amistosos da Seleção, nem mesmo a vitória na última partida foram capazes de devolver a paz ao Flamengo. O advogado Rafael de Piro se viu sozinho no embate contra Ronaldinho Gaúcho.

Os supostos exames que constatavam a embriaguez de Ronaldinho sumiram e muitos cogitam se este algum dia existiu. 

Outro ponto que incomoda De Piro é a falta de um suposto [antes confirmado] e-mail onde ficava claro o prejuízo financeiro dado ao clube em virtude dos comportamentos de R10. 

Ainda neste sentido, Runco  - chefe do departamento médico do Flamengo – negou a existência do exame e colocou em xeque o departamento jurídico do próprio clube.

Nesta guerra de promessas e egos, o único que conseguiu comprovar até agora a sua versão foi LUXEMBURGO. O ex-treinador do time conseguiu provar através de imagens do circuito fechado do hotel que R10 teve encontros com uma mulher durante a concentração do timeem Londrina/PR, na pré-temporada.

Entretanto, Rafael De Piro segue à frente do caso, até quando não se sabe. Percebe-se que suas convicções não são as mesmas diante da falta das provas confirmadas pela Diretoria Rubro-Negra. Aliás, internamente, Rafael parece estar sem o devido respaldo para lidar com este caso. Até o dia 8 de novembro, data da audiência, muito ainda há por vir.



Bruno Velasco
Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva.

Onde está o problema, no elenco ou no esquema adotado?


É preciso acreditar, mas...

Desta vez, o técnico Oswaldo de Oliveira mostrou que pode ter ido longe demais. Ao alterar a equipe nas duas últimas partidas do Brasileirão, acabou por descompor o elenco que estava entrosado permitindo que o Cruzeiro virasse de forma espetacular um jogo que perdia por 2x0 e permitindo que o Náutico tivesse forças para superar o Glorioso nos Aflitos.


No treino desta manhã, o técnico alvinegro barrou Maicossuel para a entrada de Fellype Gabriel. 

Este, assim como Andrezinho, vem de um tempo de inatividade que pode prejudicar ainda mais o entrosamento em campo. 

Loco Abreu é outro que segue fora do time principal. Desta forma, os titulares treinaram com a seguinte formação: Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Lennon; Jadson (Lucas Zen), Renato, Vítor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel; Herrera.


Esquema Tático

No esquema adotado, Maicossuel é quem mais sofre ao atuar fora de sua posição original. É sábido que o esquema 4-2-3-1 não é o preferido do meia-atacante, aliás, dependendo da escalação do time, perde-se força de maração bem como de criação. 

Em 2011, Herrera chegou a pedir para não ser escalado por estar jogando fora de posição e estar sendo duramente cobrado pelas chances desperdiçadas. Em contraposição, o Uruguaio Loco Abreu gostava do esquema por ter mais meias armadores o deixando em melhores condições de finalizar e, ao mesmo tempo, criavam condições para que o próprio atuasse como uma espécie de pivô.


Com as várias intervenções, perde-se o perfil conquistado e o esquema já tão contestado mais uma vez entra em rota de colisão com os principais jogadores do time.

É importante ressaltar que não é com várias opções que a qualidade surge, é na seleção das melhores peças assim como das mais versáteis que se conquista uma time coeso e capaz de surpreender/desequilibrar em momentos decisivos.

Oswaldo de Oliveira, que resolveu dividir com os jogadores a culpa das últimas derrotas, parece ter se esquecido que a responsabilidade maior é a dele que escala, que mantém e que barra de forma equivocada.



Bruno Velasco
Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva

segunda-feira, 11 de junho de 2012

São Gonçalo E.C. vence jogo importante e segue vivo na Série C do Cariocão

Equipe gonçalense derrotou o América-TR no estádio do C.E. Mauá.

Atletas de SGEC e América-TR com trio de arbitragem
Por José Renato Velasco

Em jogo válido pela terceira fase da Série C do Campeonato Carioca, o São Gonçalo Esporte Clube, atuando sob seus domínios, derrotou o América de Três Rios por 2 x 0, dois gols de Vitor Torres. O resultado foi decisivo para as pretensões da equipe na competição, levando-se em consideração o revés sofrido na primeira rodada para o Vila Rio, por 2 x 1, e a necessidade de pontuar para permanecer com chances de classificação. 

O América-TR vinha embalado e com confiança para o confronto. Após vitória por um placar elástico (4x1) diante do Grêmio Mangaratibense na partida anterior, tinha a intenção de manter o ritmo e assegurar, no mínimo, um empate contra os gonçalenses. No entanto, o que se viu foi uma equipe tímida, com algumas boas tramas, mas pouca objetividade na conclusão em gol e organização das jogadas. 

O São Gonçalo Esporte Clube entrou em campo ovacionado por sua apaixonada torcida, que começa a criar identidade e uma relação de proximidade com o time. Fogos de artifício, bandeiras personalizadas e cânticos de incentivo. Ingredientes suficientes que serviram como combustível para um bom desempenho. Os jogadores entraram motivados e orientados a buscarem o resultado desde o início. Marcos Vinicius, atacante que retornou após período de lesão, revelou qual fora a indicação do técnico Leo Mello para a partida:
Marcos Vinicius comentou sobre  o jogo

- O professor pediu para que a gente entrasse com força, procurando se impor desde o primeiro minuto. Estou 100% recuperado e pretendo colaborar.  

A partida começou com muita movimentação, com as equipes se estudando, mas sem conclusões efetivas em gol. O São Gonçalo Esporte Clube procurava o ataque com as investidas dos laterais Gegê e Tarcísio, muito acionados na primeira etapa.  A participação destes jogadores era tão incisiva, que, aos 13 minutos, o lateral Gegê cometeu falta forte em Peixinho por excesso de vontade, recebendo o cartão amarelo. 

O primeiro lance de perigo foi aos 22 minutos, num chute forte de Roberto Brum. O jogo era truncado e, devido a forte marcação imposta pelos times, as oportunidades eram escassas. Quando o 1° tempo parecia se encaminhar para um 0 x 0, Gegê avançou pela ala direita, cruzou e, aos 46 minutos, Vitor Torres se antecipou ao zagueiro, estufando a rede do goleiro Maromba. 1 x 0 para o SGEC e fim de papo.

Vitor Torres, autor do gol, comemorou o tento marcado, mas apontou que era necessário melhorar para o tempo complementar:

- O gol ajudou, mas precisamos nos concentrar em alguns pontos. Temos que acertar o último passe, pois já temos o domínio na posse de bola.

Da Silva, volante do América-TR, enalteceu a postura de seus companheiros e também elogiou o SGEC:

Da Silva, volante do América-TR
- O jogo está difícil, mas nos portamos bem. Ainda não tinha visto o SGEC jogar, mas me pareceu uma equipe de qualidade. Temos que aparecer um pouco mais na frente, ter mais coragem.

O 2° tempo começou e o quadro pouco se modificou. O América-TR teve que sair para o jogo, mas não demonstrou tanto perigo ao gol de Silvio Luiz. A única exceção foi num chute cruzado do centroavante Julio, aos 9 minutos, que o goleiro gonçalense espalmou para a linha de fundo. Após esse lance, o camisa 9 do América foi substituído por Maza, atleta do Congo que busca um lugar no futebol brasileiro. Aos 11minutos, pelo lado do SGEC, Roberto Brum sentiu um incômodo no tornozelo direito e deu lugar a Guilherme. 

O camisa 10 do SGEC entrou bem e, logo aos 16 minutos, cobrou uma excelente falta, defendida pelo goleiro Maromba. Em seguida, aos 23 minutos, novamente Guilherme quase marcou num chute forte, bem defendido pelo goleiro do América-TR.

O técnico Leo Mello estava satisfeito com o resultado e preferiu reforçar o setor de marcação, substituindo, aos 33 minutos, Marco Brito por Thiago Gongo. Já o treinador do América-TR, aos 38 minutos, sacou o bom jogador Iresânio e promoveu a entrada de Renan.

O magro resultado já era visto com bons olhos pelos jogadores e comissão técnica do SGEC, mas houve tempo para mais um gol. Aos 40 minutos, Renan fez excelente lançamento para Vitor, que dominou dentro da área e tirou do goleiro. 2 x 0 para o SGEC. Gabriel ainda entrou no lugar de Gegê, cansado, aos 41 minutos, encontrando tempo para receber um cartão amarelo.  Fim de jogo e vitória importante para quem busca o acesso. Vitor Torres analisou a partida e destacou a importância do resultado positivo:

Vitor Torres, grande destaque da partida
- É muito importante voltar a jogar bem. Consegui marcar dois gols e acertar alguns bons passes. O primeiro tempo foi muito pegado, mas, no segundo tempo, as brechas foram maiores e conseguimos aproveitar. 

Apesar da vitória, o SGEC permanece na terceira posição do grupo J da Série C com três pontos, atrás de Vila Rio e do próprio América-TR. Possui o mesmo número de pontos e saldo de gols da equipe de Três Rios, mas marcou um gol a menos. O Grêmio Mangaratibense é o lanterna e segue sem pontuar.

A próxima partida da equipe gonçalense será na próxima quinta-feira, 14/06/2012, contra o Grêmio Mangaratibense.

Atuações do São Gonçalo Esporte Clube

Silvio Luiz – 6 – Atuação discreta, sem exigência. Uma boa defesa no segundo tempo.

Gegê – 6,5 – Apresentou-se bem no ataque. Porém, confundiu vontade com excesso de força. Poderia ter sido expulso e complicar a situação da equipe gonçalense.

Diego – 6 – Atuação segura.
Felipe – 6 – Mesmo nível do companheiro.

Tarcísio – 7 – Excelente lateral, tem visão de jogo e rapidez para acessar a linha de fundo. Boa partida.
Jean – 7,5 – Um verdadeiro cão de guarda. Depois do Vitor Torres, principal destaque da partida.

Roberto Brum – 6 – Muita dedicação na marcação.

Renan – 6,5 – Deu o passe para o segundo gol, mas não apresentou o mesmo destaque de partidas anteriores.

Vitor – 8,5 – Bem posicionado, fez os dois gols da equipe. Demonstrou disposição e qualidade no passe, conseguindo encontrar espaços na sólida defesa do América-TR.

Marcos Vinicius – 6 – Retornando de lesão, teve atuação discreta.
Marco Brito – 6,5 – Com sua maturidade, demonstrou visão de jogo e orientou seus companheiros.

Guilherme – 7 – Entrou bem, deu passe e quase marcou um belo gol em cobrança de falta.

Thiago Gongo – sem nota.

Gabriel – sem nota. 

Técnico Leo Melo - 7 - Conseguiu fazer boa leitura do jogo, orientar seus comandados e fazer boas substituições. Sua tranquilidade passa segurança para o elenco.

Confiram as informações sobre esta partida ouvindo a reprise do Programa Aliança Esportiva, apresentado na noite do último domingo.


Confira também o primeiro gol da equipe gonçalense:


sexta-feira, 1 de junho de 2012

O já anunciado desfecho...

O atacante Deivid que tem mais de 1,5 ano de direito de imagem atrasado, ao tornar público este problema, foi chamado de mercenário por parte da torcida. Contudo, o mesmo continuou trabalhando e foi um dos artilheiros da equipe no Estadual e no último Campeonato Brasileiro.

Soa com estranheza a informação de que o Flamengo fora surpreendido com a atitude de Ronaldinho Gaúcho em se desvincular da Gávea. Fontes ligadas ao jogador davam certo seu retorno ao Rio no dia 30 de maio. 

Entretanto, este retorno foi para articular - com sua assessoria - uma rescisão unilateral com base em medida judicial no Ministério do Trabalho.

Com isso, o jogador ficou liberado para assinar com outro clube, tendo já protocolado - ontem mesmo à tarde - seu desligamento do Flamengo junto à CBF.

No Brasil, é de conhecimento que Corinthians e Palmeiras se mostram interessados. Nesta sexta-feira, ventila-se interesse também do Fluminense. No cenário internacional, os Árabes são os que mais tem interesse. Este se baseia no possível retorno de imagem que se pode gerar com a presença de R10 em terras sauditas.

Ainda no que diz respeito ao departamento de futebol rubro-negro, há boatos  de que a Diretoria do Flamengo, ontem mesmo, tentou contratar o técnico Dorival Jr. [Internacional] que declinou. O atual treinador, Joel Santana, parece estar com os dias contados no Ninho do Urubu.

Sem surpreender, deveria causar estranheza o agir da cúpula do Flamengo, mais uma vez, tentando trocar de treinador por causa de Ronaldinho. Era nítido um racha no elenco por questões relacionadas ao meia-atacante. Sobretudo, não é uma troca de comando que vai apagar o incêndio gerado pela passagem do atleta.

Vale lembrar que jogadores como Thiago Neves e Alex Silva foram preteridos por conta do Projeto Ronaldinho Gaúcho. Outros jovens talentos foram rebaixados à equipe de juniores para não ofuscar o ex-camisa 10. Com isso, o Flamengo perdeu força e qualidade em campo.

No que diz respeito à comissão técnica, Luxemburgo perdeu a posição de treinador por questionar posturas de Ronaldinho. Sinais visíveis de que algo não andava bem. Todavia, em vez de equacionar a situação, o Clube preferiu ser refém de um único atleta. Contudo, R10 não conseguia transformar em retorno sequer metade do investimento.

História anunciada. Cabe à Diretoria, agora, se reerguer do "abismo" que ele mesmo cavou. Fazer o caminho de volta é urgente e necessário. A torcida não merece mais um capítulo como este, mas terá que aprender a identificar - em verdade - quais projetos são bons para o clube e cobrar. Com a grandeza do Flamengo, talvez se metade dos torcedores fossem sócios, a realidade o clube seria diferente. Talvez...


Ainda sobre o ocorrido: 


- Onde estão os milhares que invadiram a Gávea para celebrar a contratação de Ronaldinho? De que lado estão agora?

O Flamengo precisa criar craques em casa, não contratar ex-jogadores que vivem de fama e pouco futebol.





Bruno Velasco
Estudante de Jornalismo para o Aliança Esportiva