sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O emblemático caso do Imperador Adriano


Uma breve reflexão

Por José Renato Velasco             

Adriano curte noite carioca
Quando Adriano anunciou o retorno ao Flamengo, em Agosto deste ano, após recuperação de grave lesão no tendão de Aquiles, os torcedores viveram um misto de apreensão e esperança. Esperança pela viva lembrança de sua liderança no título nacional de 2009. Apreensão pelo apagado e conturbado período no Corinthians, clube que dispensou o atacante sem realizar qualquer esforço para mantê-lo. 

Desde o período inicial de tratamento pós-cirurgia, anterior a assinatura do contrato com o Flamengo, Adriano não se comprometeu com o acompanhamento fisioterápico e faltou algumas sessões sem qualquer justificativa prévia. Para os céticos, talvez fosse um presságio ruim do que ainda estava por vir. Será que o Imperador assumiria de maneira responsável suas atividades atuando pelo clube do coração? O Flamengo assumiria os riscos de contar com um jogador que não demonstrou comprometimento nem com sua recuperação? 

Adriano pediu licença do Flamengo até a terça-feira (06/11)
Adriano foi apresentado com pompa, talvez como uma grande estratégia política de Patrícia Amorim para melhorar sua imagem e tentar possíveis reeleições nos cargos de vereadora do município do Rio de Janeiro e presidenta do clube. O primeiro objetivo não foi atingido, o segundo ainda está em andamento. Retornando ao Imperador, o mesmo fez um discurso empolgado em sua chegada, declarou amor ao Flamengo e frisou que iria se esforçar para alegrar os rubro-negros. O coração da torcida bateu mais forte, trouxe à tona a boa lembrança de 2009 citada no início do texto. Reeditar o ano da conquista nacional e coroar o Império do amor tornaram-se metas. Infelizmente, nada disso aconteceu.

Veio a primeira falta e a primeira justificativa. Veio a segunda ausência e outra justificativa. O terceiro não comparecimento alardeou uma possível rescisão contratual e também declarações fortes de Zinho, homem forte do futebol na Gávea. O dirigente cogitou dispensá-lo, mas demonstrou preocupação com a recuperação do ser humano Adriano. A tal jogada política de Patrícia Amorim começava a se configurar num tiro no pé.  O atacante começou a ser mais motivo de dor de cabeça do que possibilidade de alavancar uma reeleição com segurança.

Cobranças da diretoria pela estreia do Adriano foram logo esfriadas pelo treinador Dorival Júnior, tendo o comandante descartado qualquer hipótese de utilizá-lo sem a devida preparação física. O atacante foi orientado a perder peso, mas o flagraram saboreando um delicioso hambúrguer, capaz de causar inveja em qualquer pessoa com hábitos alimentares favoráveis a esse tipo de alimento. Frequentar a noite carioca tornou-se costumeiro e a retomada de sua trajetória como atleta rubro-negro ganhou uma perspectiva longínqua. 

A madrugada da última sexta-feira (02) apresentou mais um episódio que confirma a falta de comprometimento de Adriano. O Imperador foi flagrado no Barra Show, casa noturna da Zona Oeste do Rio de Janeiro, curtindo a ‘night’. Já não bastasse ter faltado ao treino da manhã anterior, o atacante subiu ao palco do show e, visivelmente alterado, proferiu palavrões, afirmou ser favelado e orgulhou-se de ser “sujeito homem” por ter coragem de fazer o que outros jogadores não têm.

Adriano treina na Gávea.
Adriano profetizou algo nesta 'night' que realmente aconteceu: “Amanhã estarei na internet”. As redes sociais bombaram com comentários negativos referentes à sua postura e os grandes diários noticiariam o fato e ilustraram com o vídeo da situação. O que será do futuro da brilhante, mas decadente, carreira do jogador? Retomo aqui o discurso do Zinho: “É objetivo nosso recuperar o ser humano Adriano”. Sim, Zinho. Sua preocupação com a reabilitação do mesmo é louvável. Mas, antes disso, é necessário que o Imperador reconheça suas ambivalências e tenha prontidão para a mudança. Sem isso, qualquer esforço será em vão.  

Aguardemos a repercussão e cenas dos próximos capítulos. Será esta a gota d`água para a permanência de Adriano no Flamengo? Quais estratégias adotar diante de tais evidências? Quanto a nós, amantes do futebol, torcemos por um desfecho positivo para o Flamengo e também para Adriano, apesar de ser difícil vislumbrar uma saída que não seja a de um rompimento.

Participe! Opine! Comente! O Programa Aliança Esportiva do próximo domingo (04/11), a partir das 19h, trará um debate acerca do tema. Deixe seu posicionamento no mural do site da rádio (www.radioaliancafm.com.br). Colabore e ajude a construir esta resenha esportiva que está sempre em sintonia com o esporte.

9 comentários:

  1. Complicado essa situção caros amigos da radio aliança todos nois sabemos a importancia e o que o Adriano ja representou pelos times que passou e pela seleção;Mas antes dele vem a nação o clube que não pode se diminuir e se envolver em problemas do caracter de um jogador problemático não falo só dele como do Jobson do Botafogo que segue a vida oposta de um atleta eles deixaram de ser referência para ser um jogador sem prestigio, a vida é feita de escolha se a opção foi essa que seja feliz longe do clube... ((Rodrigo Franco))

    ResponderExcluir
  2. Esse lance de falta de treinos e baladas nao há jeito ele sempre foi assim, mas em 2009 ele levou o Flamengo ao título desse jeito.
    Só é preciso que ele entre em campo porque o flamengo so tem 4 jogadores que estao segurando o time(Felipe, Gonzales, Leo Moura, Wagner Love. O lance é ver no que isso vai dar.
    (Washington Neves

    ResponderExcluir
  3. Honestamente acho que Adriano tem total autonomia para isso, Ele é um dos poucos jogadores que conseguiram manter uma relação próxima com sua comunidade. Isso deveria ser aplaudido. O flamengo e o mercado do futebol já está completamente desligado das comunidades, ou seja, só valoriza o rendimento e o marketing sobre os jogadores.

    Acho que adriano tem potencial é apesar do momento, é um mega exemplo que qualidade comunitária.

    ResponderExcluir
  4. Amigos,

    Como se não bastasse tudo o que ele faz fora de campo, ele se comprometeu fisicamente ao não cuidar da primeira cirurgia no tendão. Seria preciso que ele ficasse 40 dias sem sequer colocar os pés no chão. Mas seis dias após a cirurgia ele já estava na farra. Isso comprometeu sua recuperação e sua carreira. Vai ser difícil ele conseguir voltar.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Como o próprio Adriano já disse uma vez, depois que ele bebe a primeira...
    O Adriano tem um problema sério com o Alcoolismo, é um caso que precisa ser tratado, pois isso não afeta só a vida dele dentro de campo, mas fora das quatro linhas também. Isso começou depois que o pai dele faleceu, e como eles eram muito unidos, o Adriano acabou caindo em depressão, e de lá pra cá ele veio só piorando. Existem vários exemplos de jogadores que acabaram perdendo tudo que eles conquistaram enquanto profissionais por causa das drogas, do alcoolismo. Se o Adriano não se cuidar, pode ser mais um nessa lista.
    Voltando ao jogador Adriano. Talento ele tem, só depende dele querer jogar, e se recuperar da sua lesão. Pela idade dele, ele poderia ser um dos principais atacantes da Seleção na Copa de 2014, mas infelizmente ele vem desperdiçando todas as oportunidades de recomeço que lhe foram oferecidas.

    ResponderExcluir
  6. a minha opinião o que ta acontecendo é que o Adriano ta se sentido tão a vontade no Flamengo, que ele pensa que pode fazer e dizer o que quiser a ponto de não se preocupar com as consequências dos seus atos, e digo ainda mais, pra mim ele não quer mais jogar futebol, só ta nessa de fingir que treina porque quer mesmo é continuar revendo alguns antigos companheiros e talvez continuar tendo um pouco mais de visibilidade, se é que isso é possível tendo vista que ele vem se destacando mais pelas coisas que faz fora de campo. Enfim, se ele continuar tomando essas atitudes de beber, comer besteira, se esbaldar nas noites e não comparecer aos treinos, o clube devia rescindir logo o contrato assinado, pra que só assim ele caísse na real e percebesse que não é mais imperador(Gabriel Teixeira)

    ResponderExcluir
  7. Acho q o Flamengo é maluco de está investindo no Adriano.Todos estão vendo q ele ñ quer + jogar!! (Luana Dias)

    ResponderExcluir
  8. O Adriano é um grande atleta, mas o flamengo não pode ficar refém da sua irresponsabilidade.
    Imagine os problemas que iriam gerar ele e Ronaldinho Gaucho juntos?
    Ainda bem que o Gaúcho foi para Minas virar galinha! rs!

    ResponderExcluir
  9. O Adriano é um profissional que tem sérios problemas pessoais. Acontece que por deixar esses problemas interferirem em sua vida profissional, deixa muito a desejar.
    É óbvio que ele precisa de ajuda e orientação, da qual ele só usufruirá se assim o permitir.
    Entretanto, na cabeça dele, ele não tem problema algum, já que teve origem bastante pobre, com dificuldades e, talvez, passando por necessidades de subsistência. Hoje em dia, ele é rico, para não dizer milionário e tem muito prestígio nos ambientes em que frequenta.
    Então, como dizer para uma pessoa assim que precisa de ajuda?
    Acho que o Flamengo deveria dispensá-lo, mas sem deixar de oferecer a ajuda que ele realmente necessita, pois só assim ele sentirá na pele o quão prejudicial está sendo esta postura para a sua carreira. (Expedictus Siqueira)

    ResponderExcluir